Redenção-PA  Código Município – 1506138
Gentílico – redencense
População estimada – 82.464  pessoas  
Densidade demográfica – 19,76  hab/km²  
Área – 3.823,809  km²  
Índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) – 0,672 

Email: contato@redencao.pa.gov.br

Endereço: Av. Guarantã, 600, Vila Paulista

CEP: 68552-220

Os dados coletatos acima:

Fonte de Dados IBGE  – https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/por-cidade-estado-estatisticas.html?t=destaques&c=1506138 

Geografia
Localiza-se a uma [latitude] 08º01’43” sul e a uma [longitude] 50º01’53” oeste, estando a uma altitude de 227 metros. Sua população em 2016 era de aproximadamente 81 mil habitantes.[7]

Clima
O clima do Município é do tipo equatorial. Possui temperatura média anual de 32,35 °C, apresentando temperaturas máximas em torno de 39,00 °C e mínima de 24,00 °C.

A umidade relativa do ar é de aproximadamente 60%.

O período chuvoso ocorre, notadamente, de dezembro a março, e o mais seco, de maio a novembro, estando o índice pluviométrico anual em torno de 2.000 mm.

Vegetação
A vegetação do Município apresenta manchas de Cerrado e Cerradão. Grandes áreas de vegetação tem sido desmatadas anualmente, para a prática da agropecuária.

Topografia
O município de Redenção apresenta altitudes médias variando entre 160 m e 730 m.

Hidrografia
A hidrografia do município de Redenção é representada por três rios principais, os quais nascem na da Serra dos Gradaús. São eles: Salobro, ao norte do Município e limite natural com o município de Rio Maria; o rio Pau d’Arco, que constitui o rio mais importante do Município, e que também recebe o Ribeirão Pau d’Arquinho, bastante utilizado pela população para lazer; ao sul do Município, está o rio Arraias, que faz limite natural entre os municípios de Redenção e Santa Maria das Barreiras.

Cultura
Quadrilhas juninas e eventos agropecuários como a Expo Polo Carajás realizada anualmente são os elementos característicos do município.

Em redenção, emigrantes gaúchos, paranaenses, cearenses, goianos, mineiros e maranhenses estão por toda a parte da cidade, trazendo consigo os traços culturais dos seus estados de origem.

Transportes
A cidade é servida pelo Aeroporto de Redenção.

Economia
A economia do município é baseada na pecuária de corte que fornece gado para vários abatedouros, inclusive JBS. A cultura da soja também está presente e que foi incluída recentemente e vem atraindo muitos investidores de diversas regiões do Brasil por ter em seu clima um grande atrativo que colabora muito no cultivo do grão.

O comércio também é muito forte na cidade, que recebe pessoas de várias cidades menores e ajuda na geração de empregos.